quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Desenvolvimento de marca para concurso "60 anos CNPq"



Em 2010 a CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) criou um concurso para a logo comemorativa de seus 60 anos com o objetivo de criar uma marca que representasse a CNPq no desenvolvimento brasileiro ao longo destes 60 anos.
Criou-se então duas alternativas para este concurso, a alternativa 1 (imagem acima) busca elegância  se apoiando na delicadeza das formas em conjunto com a variação de tons de cinza que remetem à tecnologia para trazer requinte à marca. O número zero é representado por um conjunto de elementos que formam o globo terrestre, normalmente utilizado como objeto de estudo e pesquisa, e isso sutilmente faz referência à Ciência e Tecnologia, objetos de estudo do CNPq. Este globo é constituído por fatias ou pequenas faces. Trata-se da contribuição da CNPq para o desenvolvimento brasileiro, ou seja, tais fatias representam as “faces do conhecimento” através das quais o CNPq “constrói” um mundo melhor para o desenvolvimento do país, localizado ao centro do globo. O fato deste globo ser constituído por partes reforça a idéia de construção, de algo que está se desenvolvendo. O número “6” é a junção de duas faces ou fatias deste globo, porém em uma proporção maior que resulta na forma numérica. Para a palavra “anos” utilizou-se uma fonte com traços arredondados à fim de promover maior unidade visual com o globo terrestre,já para a logotipo CNPq manteve-se a fonte padrão.

Já com esta proposta pretende-se enfatizar o papel do CNPq no desenvolvimento do Brasil. Fazendo uma leitura da proposta, pode-se dizer que o CNPq através de seus trabalhos e apoios faz uma projeção do crescimento do país. O numeral “60” é resultado de um crescimento, ou seja, há uma evolução até a conquista da forma deste numeral. Sendo assim, evidencia-se a idéia de crescimento e evolução com a participação do CNPq. Além disso, o número “60” é uma projeção, ou seja, aos 60 anos se encontra deste tamanho, porém o desenho sugere que a tendência é permanecer em constante evolução. Ademais, a projeção é resultado de uma atividade da “luz”, e a luz neste caso é interpretada como símbolo da ciência, já que ciência e tecnologia norteiam as atividades do CNPq.
            Quanto a cor, pretendeu-se manter a variação entre tons de azul, já que a própria marca CNPq se utiliza desta cor, seja em sua logo, em suas aplicações ou em todo o conteúdo do site por exemplo. Além disso o azul mantém a seriedade que o CNPq representa em suas atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário